Whey concentrado, isolado e hidrolisado –      Qual o melhor?

Resultado de imagem para whey

Whey concentrado, isolado e hidrolisado. A proteína é fundamental para a hipertrofia muscular, além também de ser um nutriente essencial para a vida. As células são compostas de proteínas, as enzimas que possibilitam que as reações ocorram são as proteínas, os tecidos do corpo são ou possuem alguma ligação com as proteínas. ,
E é por isso que o consumo protéico durante qualquer tipo de dieta é indispensável, pois garante uma renovação protéica (que é contínua) coerente com a individualidade de cada um. Porém, nem sempre é possível ter uma alimentação adequada, isso pode ocorrer por conta da falta de tempo, disponibilidade, vontade e demais fatores. Por esse motivo, os suplementos alimentares fazem a diferença.
  

Whey concentrado

Atualmente, o mercado de suplementos alimentares tem crescido cada vez mais, e tem trazido muitos benefícios à vida e não só dos praticantes de atividades físicas, mas também de pessoas que não praticam atividades físicas.
Isso ocorre por conta das tecnologias, cada vez mais avançadas e precisas que estão sendo capazes de atender à todas as necessidades específicas, podendo viabilizar o consumo de complementos ou suplementos alimentares à diversas ocasiões onde a alimentação não é possível ou acaba não suprindo determinada necessidade.
Como todos os suplementos alimentares, o Whey Protein (proteína do soro do leite) possui inúmeras tecnologias que a diferencia não somente da marca como também do grau de pureza, implemento de vitaminas/minerais e outros compostos, o implemento de flavorizantes, uma tecnologia usada em favor de algum benefício específico etc.
A matéria prima básica para a produção do whey protein é o soro do leite. Faça uma experiência para aproximar-se da quantidade de soro de leite presente no leite e que é utilizada para fazer o whey protein para você entender a diferença, adicionando 2 colheres de sopa de vinagre acético em um copo de 200ml de leite e aqueça-o sem deixar ferver. Após isso, coe o líquido em um filtro de papel. Repita o processo 2X.
A última saída de líquidos é algo próximo ao que se extrai de soro de leite para a fabricação do whey protein. A partir disso, ele ainda sofrerá outras filtragens, reduzindo ainda mais o seu volume. Daí já é possível percebemos o porque do whey protein custar tão caro.
A primeira filtragem basicamente envolve a extração do soro do leite, passando então por uma próxima filtragem que diminui a quantidade de carboidratos, lipídios e outros compostos que não são convenientes para o objetivo final.
Porém, a partir da primeira filtragem, o que diferencia uma proteína da outra é a tecnologia em que é aplicada, pois, diversas são as possibilidades de filtragem naquele produto. Assim, normalmente quanto mais puro e filtrada é a proteína, também melhor será seu aproveitamento no corpo (e mais cara será).
Dentre todas as muitas tecnologias que existem como filtragens por extração iônica, três delas são as mais comuns, básicas, conhecidas e também funcionais, resultando nos conhecidos Whey ProteinConcentrado (WPC), Whey Protein Isolado (WPI) e Whey Protein Hidrolisado (WPH).

Whey Protein Concentrado

Dentre os três tipos, o whey protein concentrado é o mais simples, ou seja, integral com um menor processamento. Ele passa por poucos estágios de filtragem, garantindo uma boa qualidade de proteína, essa que pode variar de acordo com a matéria prima, equipamentos utilizados etc.
Porém, não é uma forma mais pura, como nos outros casos e também não é previamente hidrolisada, ou seja, a disponibilização de aminoácidos em sua forma livre ou em di/tri-peptídeos.
Normalmente, a concentração no whey protein concentrado  varia de 70 à 80% de proteína. Porém, isso não o torna melhor ou pior que os outros, apenas conveniente para ser utilizado em determinados momentos.
O sabor do whey protein concentrado é melhor dentre os três tipos básicos.

Whey Protein Isolado

O tipo isolado é uma das formas mais puras do whey protein. Todas as outras substâncias que não são proteínas, não removidas nesse produto, como os carboidratos e os lipídios. Porém, pode haver adição de flavorizantes ou adoçantes que acrescentem um ou outro grama de carboidrato.
O whey protein isolado é utilizado por atletas e pessoas que são intolerantes a lactose e precisam de um aporte protéico maior, pessoas que estão em recuperação de cirurgias bariátricas ou que irão realizar a cirurgia e outras.
Existem muitas formas de se obter o whey protein isolado, com inúmeros tipos de filtragens, da mais simples até mesmo as mais tecnológicas, incrementando uma qualidade excepcional aos produtos, além também de um preço bem salgado.
O sabor é intermediário entre os concentrados e hidrolisados, sendo em determinados casos mais próximo de um ou de outro. Quanto mais filtrado, menor será o sabor.

Whey Protein Hidrolisado

O whey hidrolisado passa por filtragens e ainda possui as proteínas parcialmente ou completamente hidrolisadas, resultando em tri ou di-peptídeos ou aminoácios livres. Isso torna sua absorção mais rápida, visto que os processo de digestão conhecidos como hidrólise, já foram feitas.
Existem casos onde são adicionadas enzimas proteolíticas para auxiliar ainda mais na quebra dos peptídeos restantes. A adição dessas enzimas não é uma exclusividade do whey protein hidrolisado, a adição também é utilizada nas outras formas, no whey protein isolado e no concentrado.
O sabor do whey hidrolisado é o mais fraco e aguado de todos os outros, e seu pó possui uma textura mais cristalina.
Diante das três fórmulas, existe uma melhor ou uma mais conveniente para ser utilizada em determinado momento, pois existe a mais conveniente para determinado momento e, acima disso, para o custo X benefício, principalmente se o suplemento for comprado no Brasil, onde os preços são extremamente altos e abusivos.


← Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

like

Seguidores

Instagram

Marcadores

Pesquisa

Whatsapp:(21) 992675358. Tecnologia do Blogger.

Colaboradores