Dieta do Guerreiro – Como funciona, precauções e relatos
Nosso Blog: https://fdc5.blogspot.com.br/
Pag. No Face: https://www.facebook.com/Los-Creatinos-Papo-Anab%C3%B3lico-1758932161065489/
nossos insta's: https://www.instagram.com/andreiwolves/
https://www.instagram.com/priihsdea/
A dieta do guerreiro tem sido usada para emagrecer e também para hipertrofia. Saiba agora como ela funciona, alimentos presentes no cardápio e os resultados
O que é
A dieta do guerreiro, também conhecida como dieta do jejum intermitente, é um tipo de dieta que se baseia no livro The Warrior Diet do autor Ori Hofmekler. É uma dieta bastante controversa e que não é recomendada pelos profissionais da área da alimentação e nutrição.
A dieta do guerreiro é assim chamada por permitir que a pessoa fique por muito tempo em jejum e se alimente com bem poucas refeições ou apenas uma refeição só com a finalidade de perda de peso de forma rápida e até ganhar massa muscular.
Essa é uma dieta elaborada sem cunho científico, apenas através de observações feitas pelo próprio autor do livro e vai contra todos os achados, pesquisas científicas e conceitos da área da nutrição e da área médica.
Como funciona
A dieta do guerreiro se baseia em períodos de alimentação e períodos de jejum. Ela ensina que, durante o dia, deve-se comer somente o mínimo e, se possível, não comer nada e, durante a noite, o corpo deve se alimentar bem para compensar o jejum realizado durante o dia.
Existem várias vertentes dessa dieta, umas mais brandas e outras mais severas. As mais brandas permitem o consumo de refeições leves durante o dia ou apenas o consumo de uma refeição durante o dia seguida de uma boa alimentação durante a noite.
Já a vertente mais severa não recomenda o consumo de nenhuma refeição durante o dia, mas somente água, e apenas uma refeição durante a noite.
Esse método afirma que, com o jejum durante o dia e uma boa alimentação durante a noite, aliados à prática de atividade física, é possível reduzir o peso de forma rápida.
O jejum permitido pela dieta do guerreiro que pode variar de acordo com cada pessoa. Esse tempo pode ser de oito, dez, doze horas ou até mais. Há casos onde a pessoa fica até 20 horas em jejum. Apesar dessa recomendação, não é obrigado a pessoa passar tanto tempo em jejum a ponto de sentir fome.
Caso sinta vontade de comer pode ser alimentar de forma bem leve com os alimentos recomendados para serem ingeridos durante o dia.
Já à noite, a pessoa pode comer o quanto quiser sem se preocupar com o horário e sem restrição de quantidade. A refeição pode ser feita até mesmo pouco antes de dormir na quantidade que desejar.
Nessa dieta, o dia e o período de jejum são considerados contendo 20 horas e a noite é contada como tendo somente 4 horas, pois o dia e o início do jejum começam a ser contatos a partir do início do sono seguindo o amanhecer e o decorrer do dia.
Quando as 20 horas são completadas dá-se o início da fase de alimentação que ocorre durante a noite com a duração de 4 horas, fechando o ciclo das 24 horas por dia.
Em suma, a dieta do guerreiro não recomenda o consumo alimentar durante o dia ou somente quando o corpo sentir fome e uma boa alimentação durante a noite. Dessa forma, o corpo pode passar muitas horas sem sentir fome, ao contrário do que os profissionais da área da nutrição recomendam que é se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo, às vezes, o corpo não sentindo fome a fim de evitar uma superalimentação.
Para que serve
A dieta do guerreiro promete ajudar a emagrecer rápida ou ajudar o corpo a não engordar. A teoria dessa dieta para a finalidade de perda de peso seria que, se o corpo não se alimenta muito com alimentos que ajudam no aumento de peso como os carboidratos, por exemplo, evita o ganho de peso e utiliza as reservas de gorduras como fonte de energia no lugar dos carboidratos.
Essa dieta também promete o ganho de massa muscular. Isso porque ela recomenda atividades físicas para fortalecimento do corpo e para a hipertrofia muscular. Alguns dos exercícios indicados são musculação, agachamentos, saltos, entre outros.
Como fazer a dieta do Guerreiro
A dieta do guerreiro é recomendada para ser seguida da seguinte forma:
1. Após a última refeição realizada à noite, dá-se o início do jejum. Por exemplo, se a última refeição realizada foi as 20:00, a partir daí começa o jejum até o ouro dia. A duração do período do jejum pode variar para cada pessoa.
2. Ao acordar, se você quiser comer, pode tomar café, chá, água ou comer frutas ou outros vegetais.
3. Durante o restante do dia, você pode comer a mesma alimentação recomendada no café da manhã e se não desejar comer nada pode somente tomar água.
4. Durante a noite, o consumo está liberado sem restrição de quantidade. O recomendado é se alimentar até o corpo se sentir saciado. Recomenda-se começar a refeição noturna com vegetais, seguida de proteínas e gorduras. Caso ainda sinta fome, você pode acrescentar carboidratos à alimentação.
Alimentos que fazem parte da dieta
Essa dieta segue princípios parecidos com a dieta paleolítica, pois se baseia na dieta dos ancestrais que viviam de forma rudimentar e que comiam os alimentos oferecidos pela natureza da forma mais natural possível. Os ancestrais iam em busca do seu alimento e preparavam-nos de forma simples e natural.
Portanto, assim como a dieta paleolítica, a dieta do guerreiro também prioriza uma alimentação mais natural. Os alimentos recomendados para essa dieta são:
- Frutas, verduras e legumes;
- Infusões como café e chá;
- Proteínas: carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar, ovos e toda carne de origem animal;
- Leites animal e vegetal;
- Gorduras: azeite, óleo de coco, manteiga, etc.;
- Carboidratos integrais e complexos: cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, tubérculos e raízes.
A recomendação é comer carnes, ovos e leites sem a adição de hormônios. O consumo de alimentos industrializados não é recomendado e nem o consumo de alimentos ricos em açúcar, pois são os que causam o aumento de peso.
Além desses alimentos citados, a dieta permite o consumo de água, porém, algumas vertentes mais severas não permitem o consumo de água em jejum, porém, uma boa hidratação deve ser sempre mantida.
Contraindicação
A dieta do guerreiro não deve ser feita por gestantes, idosos, crianças, diabéticos ou portadores de enfermidades mais graves por causa da restrição de carboidratos e energia causando prejuízos para a saúde dessas pessoas.
Precauções
É preciso muito cuidado ao realizar a dieta do guerreiro ou qualquer outro tipo de dieta muito restritiva. Sabemos que a principal fonte de energia para o nosso organismo são os carboidratos e essa dieta limita a ingestão desses nutrientes. Com a baixa oferta de carboidratos, o organismo pode sentir esse impacto e ter seu funcionamento prejudicado.
Caso você opte por realizar essa dieta, comece aos poucos e não faça longos períodos de jejum logo de cara para que o seu corpo não sinta os impactos e você não passe mal. É sempre bom ter uma opção de doce caso você sinta tonturas, pois isso pode ser um sinal de glicemia baixa.
Essa dieta permite a prática de atividade física mesmo nos momentos de jejum. Porém é preciso muito cuidado com esse tipo de conduta, pois praticar atividade física em jejum podem causar hipoglicemia e gerar danos mais sérios para a saúde como desmaios e até coma.
Quem for realizar o estiver fazendo a dieta do guerreiro deve ter muito cuidado em relação ao peso porque, ao término dessa dieta, o corpo pode voltar a engordar.
É praticamente impossível alguém conseguir vier a vida toda dessa forma fazendo mais jejum do que se alimentado e, por isso, se uma reeducação alimentar adequada não for realizada, o corpo pode ganhar todos os quilos perdidos e até ficar acabar ficando com um peso maior do que tinha antes de iniciar a dieta.
O ideal é que, quem deseja iniciar a dieta do guerreiro ou qualquer outra dieta, procure sempre a ajuda de um nutricionista. Esse profissional é o mais recomendado para dar todas as orientações para a perda de peso de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.
Relatos sobre os resultados
Você já fez ou ainda está fazendo a dieta do guerreiro? Então ajude os próximos leitores deixando seu relato sobre os resultados logo abaixo em nossa área de comentários. Diga também como era seu antes e depois da dieta do guerreiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário