HMB – O que é, como tomar e todos os seus benefícios
O HMB é um suplemento anti-catabólico eficiente, porém ainda pouco conhecido de muitos. Ele é uma das grandes recomendações atuais para agir no combate da degradação das proteínas, visando um melhor desenvolvimento e reparação dos músculos antes e depois dos treinos de endurance (aeróbicos).
Para entendermos melhor, precisamos lembrar que na prática da musculação o corpo necessita estabelecer a queima da massa gorda, evitando o catabolismo dos músculos para que aconteça a hipertrofia muscular, ou aumento dos músculos, como preferir. Com o intuito de que isso ocorra, a massa magra não se alimenta apenas das proteínas suplementadas, pois outros nutrientes entram em jogo. E não podemos esquecer a ação dos aminoácidos, pois eles formam peptídeos que logo após se transformam em proteínas para o nosso corpo.
E o HMB tem destaque quanto a tudo isso. O seu efeito direto para o atleta está em elevar a massa muscular sim, mas também aumentar a força em relação à massa acumulada com apenas 3g diárias ingeridas, ou a quantidade que o seu corpo possa necessitar. Inclusive veremos os estudos que mostram tais resultados entusiasmantes aos atletas e também a quem está começando a treinar.
O que é HMB e quais os seus benefícios?
O HMB, ou Beta-hidroxi Betametil-Butirato, é um aminoácido que deriva do metabolismo da Leucina no tecido muscular. A sua ação é determinada pela redução da proteólise muscular e aumento da massa magra (CARVALHO; HIRSCHBRUCH, 2008). Portanto, é um suplemento alimentar utilizado exatamente para que possa não apenas haver hipertrofia como também elevação da força. Logo, os seus benefícios estão no auxílio direto na eliminação da massa gorda e na maior eficiência da performance do atleta durante os treinos. Não é raro encontrarmos em academias pessoas com boa massa muscular, no entanto, essas pessoas não necessariamente possuem a força elevada que gostariam de ter. Um dos motivos pode estar na carência de HMB.
Estudos realizados com a suplementação de HMB e sua função para a hipertrofia e aumento da força
Até por conta do HMB ser um produto consideravelmente novo no mercado, é verdade que ainda existem estudos sendo realizados. Porém, os mais importantes já foram feitos há algum tempo e podemos destacar aqui dois deles. Ambos foram criados visando descobrir os efeitos do Beta-hidroxi Betametil-Butirato sobre o aumento da força e a hipertrofia muscular.
Panton et al. E Knitter et al. (2000) evidenciaram um ganho de força aproximada de 7% num grupo formado por mulheres sedentárias. Elas foram submetidas à treinos de musculação durante quatro semanas e usaram 3 gramas por dia de HMB. Foi um estudo que veio a complementar outro já realizado anteriormente, porém focado em homens.
Esse outro estudo, anteriormente realizado, em 1996, por Nissen et al., havia testado a ação da substância no corpo masculino. O experimento consistiu em submeter um grupo de homens sedentários à treinos de musculação. Dessa pesquisa saíram resultados interessantes, como por exemplo, a redução do dano das fibras musculares ocasionado pelo exercício físico. Enquanto os números se aproximaram dos obtidos nos testes com o grupo do sexo feminino algum tempo depois.
Conseguimos ver então a clareza da eficácia do HMB para homens e mulheres. E, certamente, um resultado imediato, em quatro semanas pelo menos. Fica como ideal aos que estão começando, ou recomeçando após passar por um período longe dos treinos e até aos que já treinam, obviamente. Para quem gosta de resultados rápidos, aí está um suplemento que não pode faltar.
Efeitos colaterais do HMB
Os estudos realizados com o HMB até agora mostraram poucas evidências apontando algum efeito colateral relevante para este tipo de suplementação. O único alerta é o possível excesso de cálcio, já que a substância utiliza esse mineral como veículo condutor. Entretanto, tal problema é mais propício de acontecer caso haja uma ingestão muito grande de HMB, ou seja, algo além do recomendado. O excesso de cálcio pode ocasionar de espasmo musculares, até a formação de cálculos renais. Por isso, quem tem tem problemas com ele, principalmente portadores de cálculos renais, deve consultar um médico nutricionista para ter certeza da adoção do suplemento ou não.
Contraindicações do HMB suplemento
Como vimos acima, o único possível problema até agora declarado é o excesso de cálcio, caso haja ingestão exagerada, o que é mesmo muito difícil de acontecer. No mais, até hoje não se comprovou nenhuma outra adversidade. Até porque se trata de uma substância produzida naturalmente pelo próprio organismo e que tende a fazer falta quando o músculos passam a trabalhar de maneira mais forte.
Como tomar HMB?
A média indicada para tomar o suplemento de HMB é de 3 comprimidos por dia. O primeiro comprimido deve ser ingerido aproximadamente 1,30 minuto antes do treino. Já os outros dois restantes devem ser tomados logo após o treino. Como o aminoácido é de extrema importância na recuperação, o bom é que o tempo de ingeri-lo no pós-treino não passe de 30 minutos.
Como todo suplemento, a sua dose pode variar de pessoa para pessoa. Porém, para estabelecer essa variação que foge da média, somente com a determinação do seu médico nutricionista. Do contrário, siga o indicado normalmente.
Fontes consultadas:CARVALHO, Juliana Ribeiro de; HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal (org.). Nutrição esportiva: uma visão prática. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2008.
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treino de força. 3º ed. Barueri, SP: Manole, 2007.
Knitter AE, Panton L, Rathmacher JA, Petersen A, Sharp R. Efects of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate on muscle damage after a prolonged run. J. Appl Physiol, 2000.
Nissen SL, Sharp R, Ray M, Rathmacher JA, Rice D, Fuller JC Jr., et al. The effect of the leucine metabolite b-hydroxy-b-methylbutyrat on muscle metabolism during resistance-exercise training. J. Appl Physiol, 1996.
Panton LB, Rathmacher JA, Baier S, Nissen S. Nutritional Suplementation of the Metabolite beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMNB) during resistance training. Nutrition, 2000.
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treino de força. 3º ed. Barueri, SP: Manole, 2007.
Knitter AE, Panton L, Rathmacher JA, Petersen A, Sharp R. Efects of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate on muscle damage after a prolonged run. J. Appl Physiol, 2000.
Nissen SL, Sharp R, Ray M, Rathmacher JA, Rice D, Fuller JC Jr., et al. The effect of the leucine metabolite b-hydroxy-b-methylbutyrat on muscle metabolism during resistance-exercise training. J. Appl Physiol, 1996.
Panton LB, Rathmacher JA, Baier S, Nissen S. Nutritional Suplementation of the Metabolite beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMNB) during resistance training. Nutrition, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário